Powered By Blogger

27 de dezembro de 2010

Matéria

O átomo

Os átomos (aquilo que forma a matéria) são formados por certas partículas e antiparticulas subatômicas como: Elétron, pósitron, próton, antipróton, nêutron, antinêutron, neutrino, antineutrino, Mésons (pi+, pi0, pi-, mu+, mu-, k+, k-, k0), hiperons (lambda 0, sigma +, sigma 0, sigma -) e fótons. Porém, para a Química, as principais são os Prótons, os Nêutrons e os Elétrons.

Os prótons e nêutrons se localizam juntos no núcleo atômico, já os elétrons se movimentam ao redor do núcleo em caminhos  (órbitas) bem definidas.

Prótons (P+)

A etimologia da palavra próton deriva do grego πρώτος (prótos) o primeiro.
O próton é uma partícula "sub-atômica" formada por dois quarks up e um quark down. Encontra-se presente no núcleo dos átomos de todos os elementos e sua carga elétrica é de 1,609x10-19 C (Coulomb), sua massa é 1.840 vezes maior que a massa dos elétrons. A quantidade de prótons presentes nos núcleos atômicos é que define a qual elemento químico o átomo pertence. Ex: Todo átomo que possuir 1 próton em seu núcleo será considerado átomo do elemento Hidrogênio, todo átomo que possuir 2 prótons no núcleo pertencera ao elemento Hélio...

Nêutrons (Nº)

Os nêutrons são partículas subatômicas sem carga elétrica, e com massa um pouco superior à dos prótons. Encontram-se em regra nos núcleos atômicos, sendo que os núcleos da maior parte dos átomos são constituídos por prótons e nêutrons. O número de nêutrons no átomo de um determinado elemento permite apurar, em conjunto com o seu número atômico, o seu isótopo específico. Assim, o abundante isótopo carbono-12 possui 6 prótons e 6 nêutrons, enquanto o bastante raro e radioativo carbono-14 tem 6 prótons e 8 nêutrons.

Os nêutrons são formados por três quarks, sendo dois quarks down com uma carga de -1/3e e por um quark up com uma carga de +2/3e. O decaimento de um dos dois quarks down pode ser conseguido através da emissão de um bosón W. Isto significa que o nêutron decai para a forma de um próton  (que contém por seu lado dois quarks up e um quark down), de um elétron e de um anti-neutrino.


Elétrons (e-)

O elétron foi proposto como partícula subatômica por Thomson em 1897. A carga do elétron é de -1,602 ×10-19 C, e a sua massa é de 9,109 ×10-31 kg.
Trata-se de uma partícula subatômica que circunda o núcleo atômico. Sua movimentação é responsável pela criação de campos magnéticos e elétricos nos sistemas atômicos.  A presença destas forças eletromagnéticas geradas pelos elétrons faz com eles interajam com os elétrons de outros átomos originando, na Natureza,  novas substancias.
O número de elétrons de um átomo define a sua carga, sendo que um número de elétrons igual ao número de prótons origina um átomo (partícula) eletricamente neutro.
 Repare que a massa de um elétron é muito menor do que a de um próton ou nêutron. São necessários quase 2000 elétrons para igualar a massa de um único próton.

Para saber mais sobre o Universo das particulas e suas interações com a matéria consulte:
A aventura das particulas
www.aventuradasparticulas.ift.unesp.br/

Um comentário:

  1. A tabela mostra os valores com expoente positivo, está errado, não? Próton não pode ter uma massa de x10^24 gramas.

    ResponderExcluir