Powered By Blogger

18 de fevereiro de 2011

Estados Físicos

São conhecidos atualmente três estados físicos que a matéria pode adquirir no nosso planeta nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP): sólido, líquido e gasoso. Mas há também outros que, não menos importantes, são pouco conhecidos por somente serem obtidos em condições experimentais ou fora das condições do nosso planeta, por exemplo: o estado plasma e o condensado.

O que difere cada estado físico é a quantidade de energia (E) que interage com as substâncias.


Condensado de  Bose-Einsten  + E   Sólido  + E  Liquido + E Gasoso  + E  Plasma    


Estado sólido
A matéria mantém a forma macroscópica e apresenta Retículos Cristalinos que preservam as posições relativas das suas partículas.

Retículo Cristalino do Cloreto de Sódio (NaCl)
Estado líquido
As moléculas se comportam de forma desorganizada deslizando umas sobre as outras. Na superfície dos líquidos forma-se uma barreira de moléculas que envolvem todo o conteúdo da matéria manipulada “tensão superficial”.

Estado gasoso
As moléculas ou átomos ficam desorganizados e assumem diferentes orientações dentro do sistema. Em função da variação de temperatura e/ou pressão fazem com que o volume sofra alterações.

Condensado de bose-einstein
Este estado é caracterizado por uma alternância simultânea  dos estados sólido e líquido. No entanto, é percebido em temperaturas extremamente baixas (próximas ao zero absoluto).


Plasma
Teoricamente é o estado que a maioria da matéria do Universo se encontra. Neste estado físico a substância está super-aquecida e observa-se certa "pastosidade" associada  a um jorro de luz.
.
                              As auroras boreais e austrais são exemplos do comportamento do plasma


Qualquer substância em CNTP pode ser mantida nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Mas, teoricamente existem outros possíveis estados da matéria que podem ser observados em condições extremas, como no interior de estrelas mortas ou no início do universo. Os Cientistas, em seus laboratórios, já trabalham com conceitos de outros estados físicos intermediários:
Ex.: -Fluidos supercríticos, Superfluídos, Matéria degenerada, Condensado fermiônico, Plasma de quarks-glúons, Matéria estranha...

Um comentário: