Powered By Blogger

30 de janeiro de 2011

Profissão: Químico

Muitas pessoas acham que os químicos somente manuseiam complexas fórmulas nos laboratórios e apenas são responsáveis pela formação de novas substâncias, sendo muito difícil a compreensão da forma com que fazem isso. Parte é verdade, no entanto, o profissional da química atua em muitas outras tarefas com graus de dificuldades variados.

O químico analisa e identifica a natureza das substâncias, suas estruturas ao nível atômico e suas características físico-químicas tais como: elasticidade, resistência, densidade, risco de toxicidade, entre outros. Investiga e avalia as reações das substâncias, quando colocadas em contato umas com as outras, para formar novos compostos químicos e nessas reações, se faz necessário conhecer as alterações na pressão, temperatura, emissão ou absorção de luz e variações de volume, entre outros fatores.


 Nas indústrias químicas, o químico atua na pesquisa de novas substâncias que melhorem a qualidade e o preço dos produtos, também é responsável pelo controle e supervisão da produção e elaboração de projetos de instalações industriais.

Se você já parou para ler o rótulo de um pacote de alimento e encontrou nomes e siglas, eles se referem às substâncias químicas que compõem os alimentos conhecidas como aditivos, são estas substâncias que permitem que o alimento chegue até a sua mesa em boas condições para o consumo. Os conservantes, por exemplo, retardam alterações causadas por microorganismos; os corantes melhoram sua aparência; os estabilizantes mantêm o produto homogêneo; os aromatizantes realçam o sabor e assim por diante. Por trás de cada um desses componentes, está o indispensável trabalho de um químico. Quando utilizamos metais, tintas, cerâmicas, petróleo, papel, fertilizantes agrícolas, plásticos biodegradáveis, detergentes, cimento, tecidos sintéticos, estamos diante de outros produtos essenciais que resultam do trabalho desse profissional. O químico também atua na produção de matérias-primas para a produção de medicamentos usados na indústria da química fina e farmacêutica e de matérias-primas empregadas na indústria de cosméticos. E mais: participa do controle ambiental e de tratamento de poluentes ou dejetos químicos atuando em parceria com profissionais do IBAMA, CETESB, SABESP, entre outros órgãos públicos ou privados que lidam com a proteção dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Embora haja muitas atribuições para o profissional da química, vale dizer que cada um exerce atividades especificas, de acordo com o ramo de atividade que trabalha, e também que, a química está em todas as atividades humanas: medicina, enfermagem, nutrição, bebidas, alimentos,  incluindo dentro de nossas casas. Por isso, vale apena conhecemos, mesmo que minimamente, os fundamentos desta ciência para que possamos encontrar respostas para os acontecimentos que nos cercam e sabermos interpretar os fenômenos produzidos pela Natureza.

Controle de poluentes atmosféricos
Mercado de Trabalho



Não faltam oportunidades de trabalho para os químicos e o salário é razoavelmente bom, oportunidades de transferência para outros países (multinacionais) e “status”. Por outro lado, o curso não é dos mais fáceis para quem só está afim de oportunidades no mercado de trabalho (são 4 anos). Muitas vezes, os profissionais desempenham atividades que exigem trabalhos extras nos laboratórios e viagens surpresas para: desenvolvimento e apresentação de novos produtos, congressos, palestras, encontros, cursos de atualização, etc.
 Mas para quem gosta, vale o desafio.

Saiba mais no site do Conselho Regional de Quimica (CRQ-IV)
http://www.crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=o_que_faz_um_quimico



Nenhum comentário:

Postar um comentário